Tuesday, February 02, 2010

Questa é una vera pizza!

Quem não gosta de pizza que atire a primeira pedra. A pizza um dos símbolos mais fortes da gastronomia italiana e também um dos mais profanados pelo mundo afora!! Cada lugar faz suas versões que levam muitos italianos a torcerem o nariz. Aqui no Rio de Janeiro já inventaram até pizza de hamburguer, estrogonofe... e por aí vai...

Lembro da história de um casal de amigos que mora em Londres e resolveu convidar um amigo italiano pra jantar na casa deles. O menu? Pizza, à moda brasileira, claro! Comida no papinho, perguntaram se o italiano havia gostado, ao que o carcamano responde: "Estava uma delícia. Mas não era pizza!!"

Vou dar minha receita de una vera pizza. Minha versão, porque misturei informações de duas fontes diferentes. A receita de meu mestre na confeitaria, que é suiço, mas filho de italiana, e a maneira de se fazer pizza na Sardenha, que aprendi com Ayla, uma grande amiga nossa que é alemã, casada com um italiano e mora na tal ilha. Vamos lá:
Massa básica de pizza:
- 10g de fermento biológico ou 4 g do desidratado.
- 125 ml de água morna (no máximo 35 graus celsius pra não matar o fermento)
- 5g de açúcar

Misturar

- 250g de Semolina de trigo durum(esse é o Sardenha way of pizza)
- 7g de sal kosher moido, ou qualquer outro sal
- 15 g de azeite de oliva

Misturar tudo e sovar por 10 minutos ou até que a massa fique elástica e lisa, você vai perceber que a semolina é muito melhor de sovar. Deixar descansar em um recipiente coberto com filme pvc, até que a massa dobre de volume. Sovar de novo e deixar descansar por mais 10 min. Abrir a massa empurrando com a ponta dos dedos, começando do centro para as bordas, para que elas fiquem mais grossas que o centro.
Com essa receita eu faço dois discos de 30cm, porque gosto da massa um pouco mais fina.

Vamos para o molho:
- uma lata de pomodori pelati (tomates pelados em conserva)
- 3 dentes de alho
- meia cebola roxa
- um fio de azeite
- sal
- manjericão fresco

Bata tudo grosseiramente, reserve.

Usei uma linguiça calabreza artesanal organica, que eu ganho de vez em quando de um amigo, filho de italianos.

Bom, se você não tiver um forno a lenha - eu não tenho - ligue seu forno no máximo. Coloque o disco de massa em um tabuleiro (se você tiver daqueles com furinhos próprios para pizzas, ótimo), regue com o molho deixando no mínimo 2 cm das bordas livres (parece besteira mas isso caracteriza uma verdadeira pizza). Coloque fatias de calabreza, abobrinha, berinjela, anchovas... mas nunca tudo junto. Leve ao forno até a massa ficar com o fundo e as bordas douradas e crocantes! Depois é só colocar bastante queijo, se quiser, e levar ao forno novamente, apenas para que ele derreta! Ainda pode acrescentar rúcula fresca ou manjericão e ... manja che ti fa crescere!





Labels: , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home