Wednesday, July 30, 2008

Frutas caramelizadas


Essa é para a criança que existe dentro de você!

Faça uma calda com 1/2 Kg de açúcar, 150g de glicose e 150 ml de água da seguinte maneira:
- Ponha o açúcar, a glicose e a água em uma panela grande e leve ao fogo moderado para dar ponto de caramelo (155C). assim que começar a ferver pincele a parede interna da panela com um pincel molhado com água fria (isso evita que a calda cristalize).
- Mergulhe imediatamente a panela em água fria par interromper o cozimento do açúcar.
- Coloque a panela sobre um pano de prato dobrado.
- Mergulhe rapidamente as frutas, uma a uma, na calda.
- Arrume-as em uma travessa forrada com papel-manteiga.

p.s. Eu fiz as bolinhas de maçã e banana com um boleador. quando cortadas, as frutas soltam água e por isso devem ser consumidas rapidamente. as castanhas e frutas inteiras duram até dois dias.

Labels: , ,

Sunday, July 27, 2008

Como fazer churros


As crianças estavam assintindo TV quando me chamaram super agitadas. Passava uma matéria sobre Madri, e o repórter tomava o tradicional café da manhã espanhol: churros com um espesso chocolate quente... ficaram desesperadas!! E não por acaso, nas minhas andanças pela SAARA, no dia seguinte, eu encontrei a maquina de fazer a tal guloseima, igualzinha à traquitana que eu usava num dos restaurantes em que trabalhei,  que também servia churros numa versão chic-moderna-comfort food... :) Enfim, tive que comprar o artefato e fazer a guloseima pros piolhos que comeram até não aguentar mais...


Aqui está a receita tradicional:
- Levar ao fogo duas xicaras de água, duas colheres de manteiga e uma pitada de sal.
- quando ferver, apague o fogo e coloque 2 xícaras e meia de farinha de trigo.
- coloque a massa na tal máquina ou num saco de confeitar com bico para churros e frite em óleo quente.
- sirva com um chocolate quente ou ganache ou recheado com doce de leite. se quiser passe no açúcar com canela.

Fiz o teste com dois bicos pra churros, um maior que fica com o buraco no meio pra rechear e o mais fininho em forma de cruz, gostei mais do fininho.


A tal maquineta você encontra nas melhores casas do ramo e vem com vários acessórios para fazer biscoitos e confeitar. custa 40 pratas.

Labels: , , ,

Tuesday, July 22, 2008

Bolo de cenoura com especiarias

Quem quiser a receita é só conferir aqui. Minha contribuição gastronomica num blog amigo.

Labels: , ,

Saturday, July 19, 2008

Biscoito de pinhão e coco


Esse é impossível comer um só!! Estou fazendo experiências com produtos exclusivos do nosso país e resolví adaptar essa receita. Ficou fantástico!

Ingredientes:
120 g de farinha de trigo
1 (chá) de fgermento químico
100 g de manteiga sem sal
150 g de açúcar
1 ovo
200 g de coco fresco ralado
100 g de pinhão cozido e triturado

Preparo:
- bater a manteiga e o açúcar até a mistura ficar homogênea e lisa.
- acrescentar o ovo e continuar batendo até misturar.
- acrescentar a farinha peneirada com o fermento.
- desligar a batedeira e misturar o coco e o pinhão manualmente.
- formar bolinhas e assar a 180 graus.


obs.: Cuidado, o Pinhão é puro amido se você processá-lo demais ele vira uma goma.

Labels: , , ,

Wednesday, July 16, 2008

Arroz doce da vovó


Um dos melhores, assim como o feijão, fígado acebolado e outros quitutes mineiros..., pena que ela não cozinha mais. Então cabe a mim tentar reproduzir essas delícias tradicionais. Vamos lá!

1 xícara (chá) de arroz
4 gemas
2 xícaras (chá) de açúcar
1 litro de leite
1/2 colher (café) de sal
canela em pau a gosto

Cozinhar o arroz só com água. Depois de cozido e seco, adicionar o leite e deixar ferver bem. Juntar o açúcar e o sal. Dissolver as gemas num pouco de leite, e misturar bem ao arroz-doce. Tirar logo do fogo para não talhar. Colocar em tigelinhas.

Em vez de gemas podemos pôr calda queimada.

Labels: , , ,

Comidinha da roça!

Paçoquinha feita em casa com banana em cubinhos! Isso é da roça e é muito bom!!! Paçoca de amendoim - 2 xícaras (sopa) de amendoim torrado - 1 xícara de farinha de mandioca torrada e peneirada (na peneira fina) - 1,5 xícaras de açúcar (peneirado) Se você mora na roça e tem um pilão, soque tudo no pilão até ficar bem fininho. Se você é da cidade bata num processador aos poucos para não queimar a máquina. Não preciso falar que a feita no pilão fica muito melhor né. Depois de pronta você pode moldar as paçoquinhas numa forminha (usei um aro de biscoito) ou não. corte uma banana em cubinhos e misture à paçoquinha, fica uma delícia! Já experimentei também fazer com outras castanhas como a de caju e do Pará, fica chique, rs.

Labels:

Tuesday, July 15, 2008

La Pavoni


Essa é minha filha mais nova! está até causando ciúmes aqui em casa... foi meio que uma herança que ganhei de tabela do saudoso Sr. Vincenzo, que a guardava dentro de um cofre.
Sr. Vincenzo era chefe de V. e veio ainda criança, pés descalços, da grande bota para o Brasil, criou raizes e prosperou. gostava de cultivar ervas em seu sítio e as vezes me mandava algumas, muito generoso.
tive muito trabalho para limpar e restaurar a máquina mas ela já está quase 100%, já fiz alguns bons expressos e capuccinos com ela. pode deixar Sr. Vincenzo que ela está com alguém que gosta
dela tanto quanto o Sr. gostava.
Grazie mille!!

La Pavoni Milano 1905
Empresa famosa no setor de máquinas de café, a La Pavoni, nasceu das mãos de Desiderio Pavoni que, em 1905, desenvolvia o projeto de sua primeira máquina, a “Ideale”, a partir de uma patente adquirida, três anos antes, do engenheiro Luigi Bezzera. Os primeiros modelos, produzidos numa pequena oficina na via Parini, em Milão, foram feitos em latão cromado, em formato vertical, e fizeram muito sucesso – o ritmo de venda se manteve durante muito tempo em uma máquina por dia! A Pavoni foi a primeira empresa a usar a mão-de-obra especializada dos maiores representantes do desenho industrial italiano.
Em 1949, Giò Ponti conclui o projeto da primeira máquina de café profissional com caldeira horizontal produzida pela Pavoni, chamada “La Cornuta” por causa das alavancas dos grupos que ficavam em evidência, como chifres, para fora do carroceria. E a empresa continuou a contar com importantes arquitetos e designers, dentre os quais Fornaroli, Rosselli, Munari e Mari, que difundiu o estilo ‘made in Italy’.

Labels: , ,

Bombons de queijos

Estava lendo umas revistas de gastronomia, e vi as tais trufas de queijo. Resolví fazer minha versão para testar, e talvez usar num jantar que vou preparar no fim deste mês. Eu usei queijos brasileiros, do Serro, Mineiro curado e parmesão defumado. Ralei os queijos e bati no processador, com um pouco de creme de leite fresco pra dar a liga. Usei um recheio de ameixas secas que combinou muito com o queijo defumado. Passei as bolinhas de queijo em macadâmias picadas e torradas na frigideira e ervas frescas picadas, além de um pouco de gergelim preto.

Servi com um carpaccio de abobrinhas marinado em um vinagrete de azeite, balsamico e limão, e salada mix de alfaces.

Labels: ,

A melhor torta de chocolate do mundo! Direto das Geraes!


Pelo menos pra mim, não tem jeito. Sonho com ela, e chego a ter síndrome de abstinência, por isso sempre que posso vou a Ouro Preto. Meu sonho é descobrir a receita mas ainda não tive coragem de pedir, quem sabe na próxima visita? Só sei que adoro as casquinhas crocantes de laranja no interior da massa, e que provavelmente é uma receita de família, já que a casa pertence a uma família tradicional de O.P. que tem vários outros restaurantes, inclusive um self-service onde comi o pior frango com quiabo da minha vida :(, mas isso é outra história...

p.s. O retaurante, com jeitinho de bistrô se chama Café Gerais, o atendimento é ótimo, e o preço é meio salgado, mas compensa pela qualidade da comida e do atendimento, além do ambiente super agradável com uma bela decoração.

Labels: , , , ,